Skip to content

Como funciona o Capital Social MEI?

3-motivos-que-mais-causam-o-desenquadramento-do-mei-20072021113549440

Sabemos que o MEI (microempreendedor individual) não necessita de um contrato social, porém isso não anula a obrigação de obter um capital social, valor que o empreendedor deve investir para que o negócio de mantenha até gerar lucro. Não existe um valor mínimo ou máximo definido, ele deve se adequar aos custos necessários para o início de um negócio.

O Capital Social MEI nada mais é do que o gasto de uma empresa com mobiliários, mesas, cadeiras, equipamentos, matéria-prima, softwares e outros serviços, além de todos os custos necessários para abertura de um CNPJ.

Importância do capital social

Em outros modelos empresariais, é preciso realizar um investimento concreto, enquanto no MEI o capital social não é obrigatório.

Porém, deve-se lembrar de declarar o valor que será investido para manter o negócio até se tornar rentável, mesmo que ele não seja obrigatório.

Para que serve o capital inicial MEI?

No momento de abertura de um negócio, calcula-se os custos que serão investidos para manter a empresa antes que a mesma comece a lucrar. Muitos imaginam que por se tratar de Microempreendedor Individual não existam custos, porém isso não é real.

Utilizando como exemplo uma das atividades permitidas no MEI: Barbeiro. Ainda que pareça que todo trabalho dependerá apenas do individuo, ele precisará de equipamentos, maquinas de barbear, tesouras, espelhos, cadeiras para barbearia e muitas outras coisas. Todos esses investimentos, fazem parte do capital inicial do Microempreendedor Individual (MEI).

Vamos pegar um exemplo de uma atividade que está listada entre as permitidas no MEI: carpinteiro. Ainda que possa parecer que todo o trabalho dependerá somente dele, ele precisará ferramentas, uniforme, equipamento de segurança, eventualmente até um carro para se locomover, todos estes custos fazem parte do capital inicial do Microempreendedor Individual (MEI).

 

Compartilhe este artigo:
Assuntos relacionados:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Mais Lidas