Skip to content

Os 7 principais erros de empreendedores iniciantes

Group of people on a business meeting

Se você está pensando em abrir o seu primeiro empreendimento, saiba que é impossível não cometer erros no mundo dos negócios, principalmente no início de sua jornada como empreendedor. Com isso, é fundamental se manter atento para evirar ao máximo que eles aconteçam, todos cometemos erros e é necessário trabalhar de forma consistente para conseguir contorná-los, melhorando o processo de tomada de decisão, para ser mais assertivo.

Para facilitar a vida de quem quer empreender, separamos os 7 principais erros cometidos por empreendedores incitantes para que você consiga iniciar o seu sonho mais preparado, da maneira mais eficaz e eficiente possível.

 

1. Desistir na primeira dificuldade

Iniciar um negócio é sempre difícil, essa fase costuma trazer dificuldades seja por falta de experiência ou mau planejamento, o que torna o primeiro passo sempre o mais difícil.  Dar o segundos passos é um ato de persistência que só enfatiza o tamanho dos nossos sonhos, por isso nunca desista na primeira vez, pois suas forças aumentam a cada novo desafio.

2. Empreender sem conhecimento sobre a área 

É impossível abrir um negócio sem ter conhecimentos básicos sobre o setor e suas tendências, você precisa dominar a sua área de atuação, saber como seus concorrentes agem, analisar o mercado, precificação de produto/serviço e muito mais. Dessa forma, você reduz as chances de erro, criando mais consistência para ser assertivo.

3. Desconsiderar o capital de giro no seu orçamento

Um dos maiores erros dos empreendedores iniciantes, é deixar como segundo plano o dinheiro reservado para o desenvolvimento do negócio. No início da jornada da maioria dos empreendimentos, o dinheiro demora a retornar para manter o fluxo de caixa, por isso é fundamental realizar um planejamento financeiro antes de iniciar as atividades da empresa.

4. Achar que empreender trará dinheiro rápido

Atualmente, pessoas vendem histórias de sucesso nas redes sociais, induzindo muitos a acreditarem que empreender é uma tarefa fácil e com rápido retorno. Mas a realidade é que na maioria dos casos, os negócios levam meses e até anos para gerarem lucro.

5. Superestimar o crescimento do seu negócio

Acreditar que os primeiros anos de atividade serão extremamente lucrativos, é uma ideia que muitos empreendedores possuem em suas mentes e por isso acabam se decepcionando facilmente. Conseguir uma participação de mercado significativa, exige esforço e tempo, por isso é fundamental ter um capital de giro ideal para a demanda do seu negócio.

6. Não saber qual é o seu diferencial

Para iniciar um negócio é fundamental entender o que você tem a oferecer como diferencial, para conseguir se destacar entre seus concorrentes de mercado, que já estejam bem posicionados no ramo. Se não sabe qual é o diferencial de seu empreendimento, tente se imaginar no lugar de seus consumidores e entender o por que escolheriam você ao invés de seus concorrentes.

7. Esperar que os clientes venham até você

Criar estratégias inteligentes é fundamental para aquecer a relação com as pessoas que possuem maior interesse em consumir o que você tem a oferecer, mas que ainda não concluíram a compra. Atualmente as pessoas estão sendo bombardeadas a todo momento por informações diversas, por isso é fundamental gerar uma comunicação relevante para não ser esquecido.

Conclusão

Esperamos que essa lista tenha te orientado sobre a importância de se planejar ao abrir um negócio, esteja sempre de olho, para não cometê-los.

Para que você tenha mais assertividade em seu negócio, a JL Ramos Contabilidade Campinas oferece os melhores serviços contábeis para que você não tenha dores de cabeça, deixando todos os processos burocráticos com a gente, focando apenas no crescimento do seu negócio, fale com nossos especialistas agora mesmo, ou consulte o seu contador.

Compartilhe este artigo:
Assuntos relacionados:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *