Skip to content

Como trocar de contador?

Contabilidade-Digital-Entenda-o-custo-benefício

A Contabilidade é uma área fundamental para qualquer negócio, pois ela garante que todas as obrigações legais sejam executadas corretamente e que você não pague mais impostos do que o necessário. Por isso é muito importante que você escolha um contador experiente para suprir as particularidades da sua empresa.

Quando isso não acontece, muitos empreendedores desejam trocar o serviço contábil que atende o seu negócio, onde podem surgir dúvidas em como e quando realizar essa troca. A mudança deve ser realizada, quando o serviço contratado não estiver atendendo as necessidades da empresa, por isso quanto mais cedo você identificar os problemas que seu contador não consegue resolver, mais rápido você conseguirá contratar um novo escritório de contabilidade para cuidar do seu negócio.

Todo o processo de troca, deve ser formalizado através de contratos e distratos, respeitando o encerramento oficial do antigo acordo.

Se você não está satisfeito com o seu contador, conte com a JL Ramos Contabilidade para solucionar os seus problemas. Nós disponibilizamos à nossos clientes, os serviços contábeis na medida que sua empresa necessita. Contando com o apoio de uma equipe de especialistas contábeis capazes de elevar seu empreendimento aos mais altos níveis de gestão e proporcionar diversos benefícios, de acordo com as especificações do seu negócio.

Claro, todo processo deverá ser formalizado por meio de contratos e distratos (o documento de rescisão contratual), e o antigo acordo deverá ser respeitado até o seu encerramento oficial.

 

1. Consultar o contrato atual

Antes de realizar a troca de contador, você deve verificar o contrato atual, pois muitas empresas utilizam cláusulas que exigem um valor como multa em caso de rescisão. Você deve se atentar a todos os pontos que estejam no documento, para evitar problemas com a lei.

2. Verificar pendências

Verifique se existem pendências com o seu atual escritório de contabilidade, quais o atual contador tenha deixado passar ou até mesmo situações que estão em processo e não foram concluídas.

Orientamos que você analise os documentos dos últimos 5 anos, pois é extremamente necessário que você verifique a existência de supostas pendências que podem afetar a sua empresa.

3. Comunicar a decisão para o contador atual

Nesse momento, você deve informar ao seu atual contador sobre a mudança, solicitando o encerramento de contrato, a definição da data oficial de encerramento do serviço, pedir toda a documentação em posse do contador atual, solicitar um relatório de situação cadastral para verificar as pendências e enviar os documentos para o novo contador.

É importante formalizar no distrato a data de encerramento do contrato, para que o novo serviço contábil comece a atuar quando o contrato for encerrado.

A JL Ramos pode te ajudar nesse momento, resolvendo todas as etapas burocráticas para que você escolha um escritório mais preparado para o seu negócio. 

4. Contratar um novo serviço de contabilidade

Antes de realizar o processo de troca de contador, é importante que você defina qual será o escritório responsável por atender a sua empresa daqui para frente. Mesmo não sendo possível oficializar imediatamente o novo serviço, é possível verificar as possibilidades de novos acordos em que sua empresa precisa.

O futuro contador, pode te auxiliar com o processo de troca! Conte conosco para ajudar o seu negócio.

Problemas que você pode evitar com a assessoria contábil adequada:

  • O não pagamento de impostos;
  • Demora no crescimento empresarial;
  • Multas por não arcar com as obrigações fiscais;
  • Processos trabalhistas;
  • Falta de estratégias;
  • Alta carga tributária; e muitos outros.


.

 

Compartilhe este artigo:
Assuntos relacionados:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *