Skip to content

As 5 maiores dúvidas que advogados têm antes de formar sociedade de advogados

A-MAIOR-DUVIDA-QUE-OS-ADVOGADOS-TEM-POST-1

Confira as respostas para as cinco maiores dúvidas dos advogados sobre sociedade de advogados

Quando dois advogados ou mais se interessam em abrir uma sociedade de advogados, muitas dúvidas podem surgir, mas antes de firmar a sociedade é muito importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas, não é mesmo? 

Desde as mais simples às mais difíceis de interpretar, as dúvidas quando não são sanadas podem trazer problemas a curto e longo prazo e, assim, atrapalhar o andamento dos negócios da sociedade. 

Então, pensando em ajudá-lo, nós da JL Ramos, separamos as cinco maiores dúvidas dos advogados ao abrir uma sociedade de advogados para você, que precisa tirar aquela nuvem de interrogações da sua cabeça. Vamos lá? 

Sociedade de advogados: Cinco maiores dúvidas antes de começar 

Sabemos que os advogados têm muitas dúvidas antes de aceitar fazer parte de uma sociedade de advogados, tais com: qual será a localidade do escritório, como serão pagos os tributos, e etc. 

Você já tentou comprar uma roupa pela internet? Quantas dúvidas se instalam quando você toma uma decisão às cegas, não é? E até aquela roupa chegar, você não consegue saber se comprou o tamanho certo ou não. Quando chega, se não é conforme planejado, vem a frustração e a decepção. 

É por isso que você deve estar munido de todas as informações necessárias para não ter frustrações e decepções no seu novo negócio. Por mais que pareçam dúvidas simples, elas fazem a diferença no seu dia a dia e até mesmo no acordo entre os sócio.  

Confira agora as cinco maiores dúvidas que os advogados têm ao abrir uma sociedade de advogados: 

1. Qual é o tipo de sociedade que advogados podem abrir? 

A sociedade de advogados é uma sociedade simples, ou seja, se resume a pessoa jurídica de direito privado, que presta serviços técnicos com finalidade lucrativa. 

2. Podemos optar pelo Simples Nacional? 

Sim, mas é necessário contar com a ajuda de um profissional de contabilidade a fim de respeitar as disposições legais do Simples Nacional. 

3. Em qual órgão deve ser registrada a sociedade de advogados?

A sociedade de advogados deve ter o contrato registrado na OAB, os sócios possuem responsabilidade solidária e ilimitada nas obrigações sociais. 

4. Sociedade de Advogados pode ter nome fantasia?

Segundo o Artigo 16 do Estatuto da Advocacia e da OAB, uma sociedade de advogados não pode ter nome fantasia. 

“Art. 16. Não são admitidas a registro nem podem funcionar todas as espécies de sociedades de Advogados que apresentem forma ou características de sociedade empresária, que adotem denominação de fantasia, que realizem atividades estranhas à advocacia, que incluam como sócio ou titular de sociedade unipessoal de advocacia pessoa não inscrita como Advogado ou totalmente proibida de advogar.”

5. Uma Sociedade de Advogados precisa ter um Contador?

Sim, a presença de um contador especialista é indispensável para um escritório jurídico. Com qualquer outra empresa, é necessário manter-se em dia com as obrigações e manter um controle financeiro, ainda mais quando se trata de uma sociedade, não é verdade? 

A clareza das informações e dos cálculos irão diminuir a possibilidade de problemas futuros, trazendo dados concretos e informações precisas para o desenvolvimento do negócio. 

Conte com a JL RAMOS! 

A JL Ramos Contabilidade oferece a parceria que o seu escritório precisa para crescer sem dor de cabeça. Somos especialistas em contabilidade para sociedade de advogados e temos plena convicção de que, com a nossa ajuda, vocês estarão em dia com suas obrigações e poderão desfrutar de uma sociedade saudável. 

Por isso separamos um dos nossos especialistas para falar com você, neste exato momento. Clique aqui e tire as suas dúvidas, estamos prontos para atendê-lo! 

E se este artigo trouxe esclarecimentos para você, compartilhe e assine a nossa newsletter, publicamos conteúdos importantíssimos semanalmente!

Compartilhe este artigo:
Assuntos relacionados:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Mais Lidas