Skip to content

Reabertura do comércio na segunda-feira terá três fases em Campinas

O plano de reabertura do comércio em Campinas, previsto para a próxima segunda-feira (04/05) está previsto em três fases, com prazo de duas semanas cada uma.

Na primeira fase sera permitida a reabertura do comércio de baixa aglomeração como varejista, escritórios, restaurantes, salão de cabeleireiro e atividades religiosas, entre outras.

A segunda fase é direcionada para as atividades de média aglomeração. Para início é necessário que não haja crise na oferta de leitos para a rede hospitalar, além de ter testagem da covid-19. Neste caso, estão a reabertura dos shoppings, cinemas e teatros.

Na terceira fase, estão a volta das aulas e reabertura de creches, além de cirurgias eletivas que necessitem de internação.

As medidas serão tomadas levando em conta a capacidade da rede de saúde de atender pacientes com covid-1, monitoramento de leitos, respiradores e de profissionais afastados da saúde, entre outras exigências.

A reabertura na próxima segunda-feira (27/04), porém, vai depender de autorização do governo de São Paulo.

Primeira fase

Comércio varejista com presença de funcionários trabalhando por turno e controle de entrada de clientes. Respeitando distanciamento de dois metros por pessoa. Inclui as feiras.

Academias: Atendimento individual e limpeza dos aparelhos.

Salão de cabeleiro e tatuagem: atendimento individual e domiciliar com hora marcada.

Escritórios: imobiliária, advocacia, turismo, contabilidade, etc. Deve manter áreas comuns fechadas e quem puder deve continuar fazendo home office. Viagens a trabalho devem ser evitadas.

Alimentação: restaurantes, padarias voltam a funcionar com capacidade de atendimento de 30% e espaço de dois metros entre as as mesas.

Templos religiosas: Voltam a funcionar com 30% da capacidade do atendimento e regras de distanciamento de 2 metros entre as pessoas e uso de máscaras.

Cirurgias eletivas – desde que não requeiram internação.

Parques públicos: reabrem, mas apenas para caminhadas e corridas com 30% da capacidade.

Segunda fase

Shoppings centers: Volta com capacidade de 50% do atendimento. O controle será feito pelo número de carros no estacionamento.

Alimentação: Amplia o atendimento de 30% para 50% em sua capacidade de atendimento.

Cinemas, estádios e teatros: Volta com 30% da capacidade de atendimento e uso de máscara.

Igrejas: Amplia o atendimento de 30% para 50% da capacidade, com regras de distanciamento e uso de máscaras.

Terceira fase

Escolas e creches: Distanciamento de 1,8 metros de mesas e cadeiras, Higienização das salas de aulas e dos alunos. Limitação de alunos em áreas comuns como pátios e refeitórios. Escolas poderão escalonar número de alunos por sala de aula.

Cirurgias eletivas – liberadas também para as que necessitam de internação.

Academias, clubes : atendimento coletivo

Bares e casas noturnas: Reabre com 50% da capacidade de atendimento

Casas de idosos: visitas liberadas com regras de higiene e uso de máscaras

Campinas tem condições de abrir e caso necessite de internação tem condições de suportar a demanda”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB).

Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas Campinas está com número baixo de óbitos por covid-19. A cidade está em 10,8 de mortes a cada 1 milhão de habitantes. O Estado tem 36 mortes a cada 1 milhão e o Brasil 18.

“Dos óbidos Campinas tem apenas 8% de positividade e 71% foram descartados”, disse Andrea Von Zuben, coordenadora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde).

dosos Pessoas com mais de 60 anos continuam com mobilidade restrita e devem permanecer em casa.

Atenciosamente JL Ramos

Compartilhe este artigo:
Assuntos relacionados:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Mais Lidas